quarta-feira, dezembro 04, 2002

Aderindo aos comentários do Cable, no respectivo blog dele sobre o etnocídio cometido contra as diversas culturas pela idéia de "missões" que levarão Deus aos pobres que queimarão no inferno.

Uma amiga minha quer ser missionária da Igreja dela. Perguntei a ela uma vez: você não acha que seria tentar impôr costumes que não são os das pessoas com as quais você vai lidar?
Ela: não. Eles acatam o que a gente fala se quiserem.
Mas vejam bem, quando alguém, que representa uma força maior da sociedade contemporânea (o branco) entra na sua tribo, aldeia ou sei lá o queê, e começa a falar sobre costumes que você nunca ouviu falar, pregando que só o Deus de quem tá falando é o verdadeiro, que quem não crê nele está contra ele, e todas essas palavras cruéis nas quais a Bíblia pode se transformar, o medo não levaria ninguém a acatar uma nova cultura?
Mesmo que acatar esta nova cultura seja descartar a velha, e descartar todo o tipo de produção e relações sociais existentes?
E quanto a roupas? Quando chega-se chamando de indecente uma mulher que anda com seios à mostra, que esta não é uma mulher séria, de Deus, o que faria a mulher? Depois de tanta insistência, respeitaria a idéia do missionário/pastor/padre e vestiria alguma coisa para agradá-lo.
Numa concepção de "eu sou a verdade e a vida" se não se segue Jesus se segue o demônio. Se eles não se arrependerem de todos os seus costumes pagãos queimarão no inferno. O que acontecia com os povos antes do cristianismo? Todos os gregos antigos foram pro infernõ?
Não importa qual seja a religião que está sendo pregada, o problema é que milhares de rituais vem sendo destruídos através dos séculos em prol de uma doutrina que acaba com tribos inteiras. Acaba com a vida delas.
Uma tribo indígena tem costumes para se manter inteira que divergem muito da moral cristã. Uma tribo africana tinha rituais belíssimos que foram destruídos pela força da ideologia burguesa cristã a mando de fazer com que as pessoas nestes lugares se enquadrassem no que o capital precisa.
Somos todos hipócritas, ainda mais cometendo um crime em nome de um deus, teoricamente bom, destruindo culturas, modos de olhar a vida, modos de sobreviver que não condizem com os nossos.
Como diria um ditado simples: "não gostamos do que não entendemos".
E é isso que faz-se a todo minuto.
Mandem as tropas do exército pro Acre. Deixem que os militares estuprem as índias, destruam as colheitas, porque eles são homens brancos e possuem direito sobre qualquer pedaço de terra do país. E não pensem que eu estou exagerando, perguntem pra antropólogos se o estupro de índias por pessoas das forças armadas é uma ilusão.
Mandem os padres ensinarem o terço, homogeneizarem a sociedade, deixar todo mundo como uma massa amorfa.

Nenhum comentário: